quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

LAS e a Laranja









De apetite pantagruélico, tudo ia, tudo marchava, e tudo marchou: nem o galinheiro da Urca escapou aos desvelos vorazes deste grande Filipado.

O registo que aqui apresentamos - infelizmente em mau estado - demonstra o momento de prova de uma laranja, enquanto uma mão cumplice lhe passa a outra metade do citrino. Sei que existem registos similares com melancias, e até mesmo com uma abóbora (embora esta partida aos quartos).

Deste seu grande prazer palativo (que nunca se aproximou do exagero pecaminoso da gula) nasceu a técnica, o apuro, o rasgo culinário que hoje todos lhe reconhecemos, e que o tornou, por mérito próprio, o maior cozinheiro entre os Filipados e Filipadas.

1 comentário:

guilherme disse...

Pese o estado menos bom em que se encontra a fotografia (o que a sujeitará, bem como ao seu "publisher" António Serpentino, a ferozes invectivas do retratado Bispo das Pedras), a verdade é que a fotografia é magnífica. Recorda-nos o LAS na atitude que deu origem à sua original alcunha de "Bispo": reparem no ar bonacheirão, eclesiástico, em paz com a vida e com os outros, facias de contente com a existência (e a laranja !), olhos fechados para a profunda reflexão que lhe proporcionará a deglutição do doce fruto e para o respectivo agradecimento a Quem nos (lhe) proporciona tais realizações e alegrias.