sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cinemas em Lisboa












21 comentários:

João Marchante disse...

Que nostalgia do passado agora me fizeste sentir perante a visão de lugares mágicos destruídos pela ganância dos patos-bravos que nos desgovernam há 35 anos.
Lavo os olhos nestas imagens, respiro fundo, e sigo em frente com saudades do futuro!
Um beijo para ti, querida Catarina.

Diogo disse...

Boas memórias, de facto. Só faltam o Tivoli e o Eden. Mas hoje temos sempre o Colombo, o Vasco da Gama, o Alvaláxia, e as suas pipocas, muitas pipocas.

eduarda disse...

Ver estas imagens faz-me recordar bons tempos em que se podia ver um filme sem o ruido das pipocas.Que saudades dos meus 1ºs filmes no Alvalade ,no Roma...Obrigada por me teres avivado a memória

Carmo Rosa disse...

Só podias ser tu...

Um beijo e obrigada pelas imagens!

c

João Marchante disse...

Diogo:
O magnífico edifício do Cinema Éden, da autoria de Cassiano Branco, está na sétima fotografia a contar de cima.
Abraço!

Diogo disse...

Afirmativo. Passou-me!

Luis Cabeçadas disse...

Simplesmente Maravilhoso !
Me emocionou !

katiuska disse...

fico-me pelas imagens e sem comentários

João Marchante disse...

Já agora, se a Katiuska me permite o comentário, e se ainda aí estás, Diogo, repara que o cartaz afixado na fachada do Éden é de «O Feitiço do Império», de António Lopes Ribeiro. Fita esta que presumo poder ser-te bastante cara. Uma esquecida super-produção da Época de Ouro do Cinema Português.

katiuska disse...

os teus comentários são sempre bemvindos e enriquecedores
beijo grande

Marcos Pinho de Escobar disse...

Fantásticas lembranças de tempos que já não voltam. De lá para cá o mot d´ordre é toca a demolir.
Abr.

Duarte Nunes de Almeida disse...

Durante 20 anos, entre 1966 e 1986 entre mim e a 6ª Fotografia (Império) só a relva da Alameda. Por falar nisso onde é que ela está? Obrigado por estas memórias preciosas.

Isabel disse...

Que nostalgia de facto.É uma pena como depressa se destrói um património. Tenho belas recordações destas salas de cinema. Obrigada!

ARMANDO MAYNARD disse...

O fim dos cinemas de rua foi algo que espalhou-se por todo o mundo, para tristeza e saudade dos cinéfilos. A mudança rápida do comportamento do público, que passou a frequentar os Shopping Center e os multiplex, terminou de vez, por fechar alguns poucos que ainda resistiam. Em meu blog [fetichedecinefilo.blogspot.com], falo das Saudades dos Cinemas de Rua de minha cidade Aracaju-Se., como também do glamour que eram esses verdadeiros templos da 7a. Arte. Hoje as salas dos multiplexes não passam de pipocódromos, onde reina a falta de educação dos espectadores, a exibirem a todo o tempo, seus celulares de última geração. Um abraço, Armando

Margarida Mira disse...

Estas fotos valem por si só mas mais ainda por tudo aquilo que nos fazem recordar e pelas muitas horas, mágicas decerto, que passámos nestas salas.

Anónimo disse...

Olhei com atenção as maravilhosas fotos e lembrei-me do Cinema Paris!
Passo por lá todos os dias e sonho que um dia o edifício seja recuperado para podermos ver os filmes das nossas vidas!!!
É sempre bom sonhar...

Francisco Braz Teixeira disse...

E o Odeon ma Almirante Reis?
E o Pathé na Rua Francisco Sanhes?
E o Cinema Europa em Campo de Ourique?
E os alfas na Gago Coutinho?

katiuska disse...

esses tb me lembro bem, não encontrei foi fotografias... fica o desafio lançado

João Marchante disse...

No Bairro do Filipa, para além dos cinemas já mostrados e falados, lembro-me ainda de ver filmes nos desaparecidos Avis, Berna e Estúdio 444. Mas há mais...

Diogo disse...

No Avis vi pela primeira vez um filme daqueles em que os actores e actrizes contracenam com poucas peças de roupa (totalmente nus para dizer a verdade). Não, não era porno, era ligeiramente erótico. O estranho é ainda hoje me lembrar. E o tempo há que estou com esta conversa ainda é mais estranho.

EL MOUREX disse...

Cheguei tarde mas a boas horas a este post... É verdade; grandes momentos passámos nós nestas salas de cinema! Primeiro com os nossos Pais depois com os nossos amigos(as). Por esta altura - enquanto estudantes no Filipa - não posso esquecer as sessões do Avis (acho que vi esse filme contigo Diogo!), 444, Roma, Londres, Star etc etc etc. Mas há um cinema em particular - o Quarteto - em que nalgumas noites parecia que ali se realizavam encontros de Filipados! Muito bom!!! A exibição do filme de surf "Os 3 amigos", a "Laranja Mecanica" e os vários de Woody Allen foram desses momentos bons exemplos.