segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pela abertura ao Público do Mosteiro de Odivelas

Caros amigos,

Como muitos de vós tem conhecimento, pese o facto de durante vários anos ter frequentado o Liceu, sempre tive que subir a Calçade de Carriche, primeiro no 36 e mais tarde na histórica Casal Boss.

Hoje, por Odivelas continuo e neste momento, em conjunto com mais algumas pessoas, estou a lutar por algo que interessa não só aos Odivelenses, como a todos os amantes da História de Portugal - A Abertura do Mosteiro de Odivelas ao Público.

Abaixo coloco a nossa fundamentação e um pouco da história do Mosteiro de Odivelas - Património Nacional - e a razão desta minha luta.

Agradeço a todos os que a ela se quiserem associar, que assinem e divulguem esta Petição, da qual sou o primeiro subscritor.



FUNDAMENTAÇÃO




D. Dinis apaixonou-se por Odivelas. A tal ponto que foi aqui que mandou construir um Mosteiro, em terras que eram suas, e é aqui, neste templo por si edificado, que repousam os seus restos mortais.

Não é possível fazer a história do reinado de D. Dinis ou sequer falar do estilo gótico edificado no nosso país sem nos referirmos a este monumento. Sem ele, Odivelas seria apenas um subúrbio de Lisboa, uma terra sem memória, um dormitório.

Mas Odivelas tem esse património de excelência que não pode ficar de costas voltadas para a população, para os turistas e para os amantes da História. Hoje, o monumento funciona como um estabelecimento de ensino feminino sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. Os subscritores desta petição pretendem que, aos fins-de-semana e feriados, o Monumento Nacional (piso térreo e jardins) esteja aberto, sem restrições, à população.

Os odivelenses e os portugueses têm o direito de conhecer este monumento, visitando-o. O turismo cultural tem, cada vez mais importância, e Odivelas não pode continuar a ignorar o seu mais importante monumento. Mais: é essencial que Portugal conheça melhor um dos seus mais importantes monarcas e que, através dele, se compreenda melhor a história desta terra.

Por tudo isto, lançámos esta petição. Queremos a sua colaboração. Juntos, todos juntos, vamos devolver o Mosteiro à vida do Concelho de Odivelas, à vida de Portugal. Finalmente!

2 comentários:

Miguel X disse...

Já muitos Filipados subscreveram esta Petição, mas ainda faltam alguns.
Andámos tantos anos a marrar História e agora não nos querem deixar visitar um dos poucos monumentos góticos na zona de Lisboa, nem o túmulo de um dos mais importantes Reis de Portugal, D.Dinis.

João Marchante disse...

Assinei e divulguei no Facebook, a bem da Nação.
Abração!