terça-feira, 31 de julho de 2012

Maria de Lurdes Modesto




Maria de Lurdes Modesto 
[Beja, 1930] 
Maria de Lurdes Modesto



Maria de Lurdes Modesto distinguiu-se nas artes da culinária.
Nesta área foi professora em várias escolas, nomeadamente no Liceu de D. Filipa de Lencastre, no Centro Universitário de Lisboa, no Liceu Francês Charles Lepierre e na Escola de Dietistas de Coimbra, onde, de 1982 a 1988, leccionou a cadeira de Técnica Culinária.
Ganhou notoriedade pública nos anos cinquenta e sessenta com um programa na Rádio Televisão Portuguesa, tendo também na mesma estação televisiva apresentado, uns anos mais tarde, programas de culinária de prevenção de doenças cardiovasculares.

Membro fundador e responsável até 1988 pelo pelouro da alimentação (vertente culinária) da Fundação Portuguesa de Cardiologia, foi ainda consultora do Instituto Português de Cardiologia Preventiva de 1986 a 1990.

Assinou colaborações em diversos jornais e revistas, destacando-se os seus escritos publicados noDiário de Lisboa, no Diário Ilustrado, em Mulher d' HojeA CapitalO Tempo e Marie Claire. Foi também colaboradora da Rádio, onde manteve programas de gastronomia na Rádio Renascença (durante seis anos) e na Rádio Difusão Portuguesa/Rádio Comercial (durante onze anos).

Grande divulgadora e defensora da cozinha regional portuguesa, organizou e participou em vários certames gastronómicos em várias estações de televisão mundiais, nomeadamente nas televisões do Canadá, Estados Unidos, Itália, Luxemburgo, Macau e Suíça. É responsável pela versão portuguesa de muitas obras estrangeiras sobre culinária.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Sem comentários: