quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pais, mais responsabilização!!!!

A nossa sociedade tem vindo a evoluir de forma rápida, muito rápida. O tempo corre e nós, meros elementos decorativos neste tempo, não temos outro remédio senão acompanhar este passo mesmo que isso signifique deixar para trás coisas, pessoas e situações que gostaríamos de fruir de outro modo.

Na minha ocupação de Stay Home Mother tenho-me cruzado com muitos Filhos e muitos Pais. Com muitos Professores também. Infelizmente para todos, a participação dos Pais, o seu interesse pela Escola e pelo que por lá se passa têm vindo a diminuir de ano para ano. Os Pais escudados por horários que os esmagam escusam-se da participação na vida activa das Escolas e isso reflecte-se nos seus Filhos.

Os Professores andam cansados, desanimados, frustrados. A Escola está a perder qualidades de dia para dia e é lá que os nossos Filhos passam a maior parte dos seus dias. A Escola tem que voltar a ter o espírito de "a nossa Escola", mas esse espírito não nasce por milagre, não depende só dos Professores.

Depende de cada um de nós. Depende da nossa capacidade de cidadania e de civismo, porque a participação nos locais onde os nossos filhos estudam é um dever cívico. Precisamos de nos envolver, de participar da maneira que nos fôr possível porque participar não é passar a vida na escola, é saber o que se vai passando e contribuir.

A educação é a base de uma sociedade e não pode ser considerada apenas da responsabilidade dos Professores. A educação é responsabilidade dos Pais, a instrução dos Professores. É bom que não nos demitamos, que não optemos pelo atalho ou caminho mais fácil - esperar que alguém esteja presente para fazer o trabalho que nós "não temos tempo" para fazer.

Ser Pai/Mãe é uma escolha e uma Profissão para a vida. É um trabalho em full-time ao qual temos que adaptar a nossa profissão.

Pais mais responsáveis e presentes, são precisos!

Sem comentários: