quarta-feira, 20 de maio de 2009

abrem-se os baús, vasculham-se os sótãos

Olá Flipistas militantes, simpatizantes, amantes e etecetarantes.

Eu assumo: sou um penetra!
Fui à festa, revi quem não via há anos, diverti-me que nem um teenager.
Só que...
...nunca andei no Filipa!

Andei na preparatória Luís de Camões, perto do Areeiro, de onde saíram várias fornadas de Filipados, uns mais bem passados que outros, depois fui 'colocado' no Lusitânia em vez do Filipa, nem me lembro bem porquê.
Mas a proximidade de casa, as bem apessoadas mocinhas do Filipa, os malucos dos amigos, as curvas do Filipa (ainda lá devem estar uns bocados dos joelhos espalhados), enfim, o apelo das boas coisas da juventude, faziam-me passar bastante tempo naqueles jardins.
Digamos que me sinto tipo filipado honorário, mais coisa menos coisa.

Vasculhando pelas profundezas das gavetas, encontrei estas duas fotos, são a Filipa Pais, a Rita e noutra foto a Teresa Villaverde.
Tenho mais fotos de outras pessoas, assim que puder envio.


Bom: a pedido de várias famílias vai haver festa de novo, certo?
certo!

Beijinhos às muitíssimo bem conservadas Filipianas e abraços aos restantes.

João Sacadura




15 comentários:

João Marchante disse...

Caro «penetra» homónimo:
Bem-vindo!
Tens aqui uma belas fotografias — o tom sépia (neste caso, talvez fruto da passagem do tempo...) confere um ar romântico às já de si bem enquadradas fotos e às fotogénicas raparigas. Foi pena não terem aparecido. Ainda andei para aqui a ver se encontrava um contacto da Joana Villaverde Cabral (mana mais nova da retratada), mas, nada. Tenho saudades dessa miúda.
Um abraço!

Isabel disse...

Bem Vindo João! Também andei na Preparatória Luís de Camões! E lembro-me da Filipa Pais. Foi aí que me iniciei no voleibol e ainda hoje tenho boas recordações especialmente de grandes torneios de berlinde nos intervalos e das aulas de trabalhos manuais. Em que ano lá andaste? Hei-de rebuscar os meus “baús” e depois digo-te em que turmas e anos andei.

Isabel

Vera disse...

Hei João!!! Boas fotografias para recordar :) O que eu gostava destas duas - a Filipa Pais e a Teresa Vilaverde...eram uma espécie de ídolos para mim...giras...aquele ar de esquerda intelectual! Adorei revê-las aqui nas tuas fotografias :)

Diogo disse...

A Filipa Pais foi da minha turma, prá aí no 8º ou 9º ano! Já na altura parecia um rouxinol.

Bicho disse...

Tu e os passarinhos...

João Marchante disse...

O Diogo era mais especialista em passarinh(-)s...!

Anónimo disse...

olha quem fala!!!! jinhos aos 2

João Marchante disse...

Esclareço a comentadora anterior que, por princípio, neste blogue não respondemos a anónimos.

Anabela Macedo disse...

Olá penetra ... sou das Filipadas que foram da "escolinha" para o filpa e tenho a dizer-te que entrei na escola luis de camões exactamente em 1976 ... um pouco da idade da pedra .... na verdadeira acepção palavra. Estas fotos estão magnificas ...

isabel coelho disse...

ola,
eu sou a isabel bebiano coelho, tb andei na luis de camoes e depois no filipa.....adorei saber q voces têm este blog, principalmente pq ja nao vivo em lisboa, mas sim no algarve.....a filipa e a teresa foram da minha turma e esta ultima vivia la no bairro como eu, os irmaos tinoco e por ai fora....tenho saudades de ver esse pessoal, sera q andam por ai participando no blog?....se andam por aí digam alguma coisa....isabel coelho

João Sacadura disse...

Olá Anabela,

Entrei para a escolinha tb em '76, seguramente andámos lá ao mesmo tempo, e se víssemos fotos um do outro muito provavelmente nos reconheceríamos.

Quem sabe numa próxima festa do Filipa nos reencontraremos.

Se encontrar alguma foto minha de essa altura, publico aqui.
E, se tiveres fotos antigas, publica tb, como vês é engraçado (re)ver as gentes.
Obviamente que este desafio das fotos antigas é extensível a todos e todas!

Abreijos.

Anabela Macedo disse...

Olá sacas
Se bem me lembro de algumas figuras da minha turma, Luisa Colen, Cristina e Pedro Aguilar(Pulgas), Inês Carrelhas, Teresa Santana Lopes, João Barahona, Raquel Falcão e Silva, Carocha, os Manos Zinho (Paulo e Tocas), João Paulo T. Azevedo... Destes lembrei-me agora!!! As fotos tenho algumas de certeza mas só procurando no baú ... Concordo contigo é muito engraçado (re)ver as gentes e tanto a Rita como a Filipa Pais estão praticamente na mesma temo-nos cruzado "por aí" e ainda nos reconhece-mos ... Bjs

Anabela Macedo disse...

Olá isabel acho que temos de seguir a sugestão do sacas e tentar-mos encontrar algumas fotos dessa altura ...lembro-me do Tinoco (não sei se do Luis) era amigo do meu irmão o KK (João) mas tinha menos uns anitos, que agora não são de todo relevantes mas na altura notava-se um bocadito bastava menos 2 anos para serem os "putos"...Adolescentes...

isabel bebiano coelho disse...

ola a todos,
concordo com voces.....temos de procurar as fotos e os cartoes da escola, para no situarmos exactamente nos anos em q andámos.....tenho de ir procurar ao bau das lembranças, onde tenho varias coisas guardadas, seja como for....foram prticipantes das festas do manel pedro chaves, no sotao dele, ou nas festas do miguel syder, na cave de casa dele?....aos pouco vou-me lembrando de nomes e apelidos.....do unico q realmente sei, é do joao tinoco q esta ou estava ate ha bem pouco tempo na antena dois......bjs a todos os filipados

João Sacadura disse...

Ora viva.

Olha, os irmãos zinho antunes, lemnro.me muito bem deles. do Pulgas também, claro! A Lipa ainda a encontrei há pouco (hum...) há uns 6 ou 7 anos, será pouco tempo? A Rita nunca mais a vi. As fotos? Vá lááá, procurem e enviem.
E já agora, a reedição da festa, ´quando será?

abraços

João Sacadura