quinta-feira, 10 de março de 2011

Cores dos emblemas

Gostava de fazer a lista das cores dos emblemas da altura em que era feminino. Quem é que tem a bondade de me explicar como funcionava?

3 comentários:

Unknown disse...

Havia 7 cores (azul, verde, amarelo,laranja, vermelho,cinzento e rosa). Quando entrávamos para o 1º. ano do 1º. ciclo, era-nos atribuido o emblema com a cor do 7º. ano que tinha acabado no ano lectivo anterior. Se nunca chumbássemos a cor atribuida no 1º. ano ia até ao 7º., se chumbássemos passávamos para cor do ano que tinha passado nesse ano para o nosso ano.

Anónimo disse...

Confirmo que era exactamente assim. Os emblemas eram losangos, com monograma onde constavam as letras LNDFL. As cores identificavam o ano em que estávamos. O liceu era claustrofóbico, só de meninas, com corpo docente feminino. A bata era obrigatória, por cima de saia ou de vestido, que as calças eram proibidas. A maquilhagem estava fora de questão e obrigava invariavelmente a uma ida à casa de banho para lavar a cara. Ainda assim, recordo bons momentos, muitos de rebeldia com os comunicados do MADESL a circularem e cigarros fumados às escondidas na casa de banho.
Ana Margarida Arruda

Darkskymoon disse...

Lembro-me tão bem que o meu emblema era cinzento e que o usei durante os 7 anos que lá estive. Também me lembro de uma chamada oral a Matemática como castigo por uma leve sombra azul nas pálpebras, chamada essa que acabou com a frase: "E agora a menina vai à casa de banho lavar essa cara!"...
Sei que em 69 ou 70 fizémos uma ação reinvidicativa pelo uso de calças. Já se usavam em quase todos os liceus menos no nosso. Combinámos vir com as saias das mães por baixo das batas... Naquele dia, o liceu parecia um palco de pobre mendigas que arrastavam fatos muito acima da sua medida... Ao segundo intervalo da manhã veio a autorização da reitora para podermos passar a usar calças. Puxaram-se as saias compridas para cima, esconderam-se sob as batas e no dia seguinte lá veio o liceu quase todo de calças... Para a altura acho que foi uma ação de rebeldia quase impossível mas resultou.