quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Para nós o Filipa será sempre o 1º

No ranking das escolas de 2009, elaborado com base nas médias dos exames nacionais, as escolas públicas tiveram os piores resultados dos últimos anos. A tabela deste ano voltou a ser liderada pelos colégios privados e entre as 20 melhores escolas encontra-se apenas uma escola pública.

Por muito que estes rankings possam ser questionáveis é preocupante e triste verificar que o fosso entre o ensino público e privado está a aumentar quando o ideal seria que se esbatesse.
Foi também com tristeza que vi que o “Filipa” ficou este ano em 57º lugar, tendo descido em relação ao ano passado.

3 comentários:

Adérito Tavares disse...

Minha cara Margarida Mira
Também para mim “o Filipa será sempre o primeiro”. Fui lá professor (talvez se lembre de mim!) durante 20 anos e, nas décadas de oitenta e noventa, quando ninguém fazia rankings, o Ministério da Educação enviou por mais que uma vez cartas de felicitações ao Filipa por ter alcançado os melhores resultados do 12º ano nos exames nacionais. Quanto aos rankings de hoje e às diferenças entre as escolas particulares e oficiais, lembro-lhe apenas duas ou três coisas que fazem a diferença: boa parte das escolas particulares apresentam a exame umas dezenas de alunos enquanto que as escolas públicas apresentam largas centenas; por outro lado, os colégios privados apresentam apenas os seus próprios alunos, ao passo que as escolas públicas examinam os seus alunos e os alunos externos, que frequentaram outras escolas ou mesmo nenhuma (os auto-propostos). Não devia comparar-se aquilo que não tem comparação. Por isso, não fique desapontada com o 57º lugar do Filipa. Para si, para mim e para os seus colegas de blogue, o Filipa será sempre o Filipa.
Adérito Tavares

Margarida Mira disse...

Caro Professor Adérito,
Como poderia esquecê-lo!
O Professor Adérito teve uma influência marcante em mim e recordo sempre as suas aulas como das mais interessantes que tive no Liceu.
Quanto aos rankings, se de facto as escolas não são comparadas em igualdade de circunstâncias os resultados tornam-se bastante relativos.
Termino com um sincero agradecimento ao seu comentário e esclarecimento ao meu post e aproveito para dizer que tenho um enorme orgulho em tê-lo tido como Professor bem como em ter estudado no “Filipa”.
Foi com emoção e muito gosto que o reencontrei por aqui.

Um beijinho,
Margarida Mira

Anónimo disse...

Caro Professor Adérito Tavares,
Para além de um professor de excepção vejo que as suas análises continuam certeiras e correctas!
Um grande abraço deste seu ex-aluno
Miguel Fabre