quarta-feira, 8 de abril de 2009

PLAYBOY made in Portugal


Foram mais de 50 anos a "ler" Playboy made in everywhere but Portugal...
Quem nunca "leu" uma que atire o primeiro cocktail molotov!
Compravam-se - ou subtraiam-se para dentro do dossier de apontamentos do liceu - na tabacaria da Guerra Junqueiro, do Império ou numa esquina da Elias Garcia.

Depois apareceram (por cá) a Penthouse, a Elle... Entretanto, uma timida revista de que não lembro o nome ainda publicou no inicio de 90 umas fotos softcore da actriz Lidia Franco. Nada de mais, mas podia ter acontecido por esta altura o lançamento da primeira Playboy Portuguesa, no entanto ainda foi necessário esperar mais quase 20 anos!

Não entram neste post os clássicos Gina e Tania, nem tão pouco a Gaiola Aberta (!) nem o nº zero da revista que lançou Tomáz Taveira no estrelato! Essa é outra arte.
Só no século 21 é que se começaram a ver Portuguesas em poses sexy - ainda vestidas de cuecas e soutien - na FHM, Maxmen, GQ. Dramático? Não. Estava aberta a porta á Playboy made in Portugal. Bom ou mau? Não interessa.
O que interessa é que a Playboy está decadente em quase todo o mundo ocidental e virtualmente falida (they say...). Numa altura em que (finalmente) parece que o Hugh Heffner perdeu a tesão, o que é que acontece? Sai a Playboy na santa terrinha!
Antes do advento das tais FHM e Maxmen, um amigo meu - o JLMoita - dizia-me "...Luis, o gajo que em Portugal comece a por essas gajas bregas do musicol e do showbiz ou do so called "jet oito" nacional meias nuas em revistas com bom grafismo e dirigida a um target mais ou menos jovem e suburbano pode ganhar umas lecas..."
Dito e feito; as miudas até fazem fila para expor mensalmente as carnes a troco de alguns milhares de euros e a umas "presenças" garantidas em boites da provincia.
Agora, a parada subiu. A primeira a tirar o cuecame foi esta Mónica Sofia (prima da Claudia Vanessa Alexandra Claudia). Parece que ganhou 50.000 arames. Não é mau para quem não teve necesariamente de expor os lábios externos! Mas quem serão as próximas? E para quando nudez hardcore absolutamente explicita de mulheres que encontramos a jantar nos Restaurantes da moda?
Tenho para mim que vão voltar a ser as mesmas que já apareceram "vestidas" nas anteriormente referidas revistas, a fazer fila. Ao ritmo de 3 ou 4 vaquitas por mês que dão o salto da Damaia, Almada, Trofa ou Odivelas, lá as vamos vendo tornar-se em vedetas nacionais de telenovela, modelos, RP's ou amantes de alguem que sentiu uma reacção no seu amiguinho ao ver "a produção" ou o "book" da miuda!

Deixo aqui a capa histórica da primeira Playboy portuguesa. A gaja até é boa mas francamente, para nº 1 convenhamos que na capa está vestida de mais e o tipo que mexe no photoshop não trabalhou lá muito bem a coisa; a miuda tem barriga e parece que não tem as ancas bem delineadas, parecendo do tipo "rectilineo". Terei ficado mais exigente com a idade ou só "li" a Playboy por causa do artigo do Nuno Markl?!

2 comentários:

Duarte Nunes de Almeida disse...

Luis: Só me ocorre uma expressão: " Foda-se! Eu quero ser Amigo deste Gajo!" Pensando bem duas expressões! "Foda-se Eu já andei nos copos com este mano eu trato este gajo por tu!" E ainda dizias tu no outro dia que o um dos nossos amigos comuns tinha tomado chá indiano (private joke).Que grande Post. Já vou ter que por um short cut para isto na Janela disso não te safas! Abração.

EL MOUREX disse...

Grande Duarte; agradeço as tuas palavras mas como dizia alguem "...eu não mereço..."!!!
Por coincidencia, li ontem a crónica do Pacman dos Da Weasal na revista do CM sobre este tema; remeto-te para lá pois está brilhante. Um abraço, boa Páscoa e até para a semana meu velho!