quinta-feira, 1 de novembro de 2007

E o que nos diz o Borda d' Água?

No dia 1 o Sol nasce em Lisboa às 7 horas e 3 minutos, sendo o Ocaso às 17 horas e 37 minutos, pelo que o dia tem a mísera quantia de 10 horas e 34 minutos! No final do mês, a 30 de Novembro o Sol nascerá pelas 7 horas e 39 minutos, sendo o Ocaso às 17 horas e 7 minutos, ou seja teremos umas míseras 9 horas e 28 minutos!

E agora o que é absolutamente fundamental!

Pomares, estercá-los no crescente, podá-los no minguante, protegê-los das geadas. Plantar cerejeiras, pessegueiros , pereiras e macieiras, no crescente.
Plantar batata (nas zonas secas para colher no seco), alho, couve temprã, tremoço. Semear cereais, fava, ervilha, e em camas quentes alface, beterraba, cebola, nabiça, nabo, rabanete e tomate. Colher azeitona, beterraba. Arejar o fruteiro.

Na Horta semear agrião, alface, cenoura, couves, com excepção da couve-flor e bróculos.

No Jardim estercar covas para a plantação na Primavera de àrvores ou arbustos, e estacar as plantas contra o vento. Plantar bolbos de flores e roseiras. Podar roseiras.

O gado transita para o regime seco com feno, palha e grão." - Fim de citação

Agora meus queridos urbanos:

Para a próxima vêz que forem ao supermercado pensem aqui neste espaço e vão às secção de jardinagem, escolham um pacotinho de salsa, ou coentros, ou nabiças ou espinafres. Arranjem um vaso, ou um canteiro na varanda. Se tudo correr bem lá para o Natal vão ter umas muito agradáveis surpresas!

Sem comentários: