segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Jantar 24 de Janeiro de 2008
Leva-se ao conhecimento de todos que no próximo dia 24 de Janeiro, quinta-feira, pelas 20.30, se irá realizar um jantar de contraternização para, e mais uma vez, reunir à volta de mesa quem connosco conviveu no liceu D. Filipa de Lencastre.
Comentem no blog, postem no blog, conversem via blog. Vale a pena, no entanto avisar e ir confirmando com todos os nossos amigos e conhecidos.
Quem não puder neste dia, temos muita pena, pois haverá sempre um dia em que alguém não pode, por isso vamos todos tentar estar presente e com o espírito de sempre.
O lugar que até à data foi sugerido foi a Portugália da Almirante Reis, podendo, caso o número de aderentes assim o justificar, pedir para nos dedicarem o primeiro andar, ou parte deste. Este local era ponto de encontro de tantos nós, onde se comia o bife com uma fantástica molhanga.
Na expectativa de muitas notícias de todos
BOM ANO!
domingo, 30 de dezembro de 2007
DA NOSSA CAIXA DO CORREIO DA CASA
Chamo-me ines e sou aluna do filipa desde 2001, encontro-me no 11º ano. Ao procurar o site da escola encontrei o vosso blog e como qualquer jovem tive curiosidade e vim espreitar. Fiquei bastante surpreendida, pela positiva claro!
Acho que o blog muito "flipado"! Os meus pais também andaram no filipa e fico contenmte ao ver que mesmo passado algum tempo o filipa marcou vidas. É com muito orgulho que estudo no filipa (tirando as tristes condições em que se encontra).
Mais uma vez parabens pelo vossso trabalho e desejo a todos um bom 2008
Cumprimentos Ines»
Saudações Filipadas.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
De Quem Por Cá Passou V: Maria de Lourdes Pintasilgo
Em 1941, aí inscrita, chegou a chefe de falange da Mocidade Portuguesa…
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
Da nossa caixa do correio
Maria Eduarda Castanheira"
Um grande Natal para a Maria Eduarda e família. Aguardamos ansiosamente uma posta! De preferência com uma foto da época! Se não fôr possível, um olá é q.b.
sábado, 22 de dezembro de 2007
Da nossa caixa do correio
Para quêm gosta de ouvir as musicas da juventude, que vão dos anos 50 a 1982, passando claro por 77 a 80.
http://www.tropicalglen.com/
Exemplo
1. Call Me, Blondie
2. Another Brick In The Wall, Pink Floyd
3. Magic, Olivia Newton-John
4. Rock With You, Michael Jackson
5. Do That To Me One More Time, Captain and Tennille
6. Crazy Little Thing Called Love, Queen
7. Coming Up, Paul McCartney
8. Funkytown, Lipps, Inc.
9. It's Still Rock And Roll To Me, Billy Joel
10. The Rose, Bette Midler
11. Escape (The Pina Colada Song), Rupert Holmes
12. Cars, Gary Numan
13. Cruisin', Smokey Robinson
14. Working My Way Back To You, Spinners
15. Lost In Love, Air Supply
16. Little Jeannie, Elton John
17. Ride Like The Wind, Cristopher Cross
18. Upside Down, Diana Ross
19. Please Don't Go, K.C. and The Sunshine Band
20. Babe, Styx
etc.
Um Abraço e BOM NATAL para todos
Agradecemos todos os votos de Boas Festas e os abraços que retribuímos com um ENORME pedido de desculpas pelo atraso.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
UM ANO DE BLOGUE COLECTIVO!
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Liceu D. Filipa de Lencastre: A Génese
Em 1934, esta secção alargou-se para a rua de S. Bernardo, nº 16, 1º e 2º andares, e para um anexo ao nº 14 desta rua. Em Janeiro de 1936, 540 alunas frequentavam este estabelecimento de ensino. O espaço apesar de ocupar já dois edifícios, tornava-se pequeno para tanta gente.
Por ocasião de uma sessão comemorativa do 1º Dezembro, no ano de 1937, a Reitora da escola, D. Maria Margarida da Silva, convida o então Ministro da Educação, Dr. Carneiro Pacheco, a deslocar-se ao edifício da rua de S. Bernardo. O Ministro ficou impressionado com a pobreza e o acanhamento das instalações e, ao retirar-se, afirmou: De hoje a um ano estarão noutro edifício.
A promessa cumpriu-se, mas não na data prometida.
Em 21 de Março de 1938, esta secção do Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho passou a ter existência oficial no mesmo local, com a designação de Liceu Nacional D. Filipa de Lencastre. Em Fevereiro de 1931, tinha sido iniciada a construção de um edifício destinado a uma escola, no Bairro do Arco do Cego.
À frente dos destinos das obras públicas em Portugal Salazar colocou Duarte Pacheco. A partir de 1932, este engenheiro com funções de ministro gizou e mandou executar projectos viários e urbanos e encontrou em alguns arquitectos portugueses projectistas que corresponderam aos seus planos. Logo no início da década, Carlos Ramos assina o projecto para o Liceu D. Filipa de Lencastre, que, de par com tantos outros projectos de Liceus nacionais, marcava um desejo de espaço, de ordenação dos volumes, de apego a linhas modernas e funcionais. É já neste contexto que, em 1929, Carlos Ramos projecta o Liceu D. Filipa de Lencastre na rua do Quelhas, do qual apenas se construiu o pavilhão desportivo, com uma composição ainda simétrica mas revelando um desejo quase futurista na expressão volumétrica.
O Liceu foi depois projectado em 1932 por Jorge Segurado e construído entre 1933 e 1937 e inaugurado em 1940. Nesse ano, em 25 de Maio 1940, aí se deu início ao II Congresso da União Nacional, onde ficou registado para a História um célebre discurso de Salazar sobre A Preparação Nacional para o Pós Guerra.
Os Liceus de Lisboa e de Beja, projectados em 1930, são os primeiros exemplos da aposta de Duarte Pacheco na arquitectura como instrumento de promoção do regime constituindo, por isso, uma espécie de modelos que só seriam substituídos com o explendor nacionalista da Exposição do Mundo Português de 1938. Jorge Segurado no Liceu D. Filipa de Lencastre, relaciona o desejo de modernidade com o pitoresco do bairro social do Arco do Cego que envolve o conjunto. O lote é rigorosamente ocupado sujeitando a volumetria a um corpo quadrado com pátio e a um ginásio colocado a eixo com a entrada, não conseguindo evitar deste modo a composição simétrica.
Este edíficio vem finalmente dar cumprimento à promessa de Carneiro Pacheco. Em 10 de Novembro de 1939, o Ministro da Educação à data lavra o auto de entrega do edifício ao Liceu D. Filipa de Lencastre. No ano lectivo de 1940/1941 funcionou, já no Bairro do Arco do Cego, com 924 alunas.
Em 22 de Novembro de 1979, o Liceu passou a designar-se por Escola Secundária D. Filipa de Lencastre.
FILIPADA OU NÃO FILIPADA?
«Conquistador», Da Vinci.
Sempre ouvi dizer que esta rapariga — vocalista da banda que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 1989 — andou no Filipa, e que até costumava parar no Amarelo e tudo. Eu não me lembro dela. Alguém esclarece isto?
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
De Quem Por Cá Passou IV: Maria de Lourdes Modesto
Quando acabei o curso fui trabalhar no Instituto Médico-pedagógico Condeça de Rilvas, que albergava crianças com deficiência mental. Mas como tinha de leccionar durante três anos, fui dar aulas para o liceu Filipa de Lencastre.
In: (salvo erro) entrevista à Gente, em ano incerto.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
COISAS QUE NÓS OUVÍAMOS DELICIADOS (VÁ-SE LÁ SABER PORQUÊ) — V
«Blister in the Sun», Violent Femmes.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
De Quem Por Cá Passou III: Natália Correia
Natália de Oliveira Correia nasceu na Ilha de São Miguel, nos Açores, a 13 de Setembro de 1923.
Estudou no Liceu Antero de Quental até 1934, ano em que se mudou para o Liceu D. Filipa de Lencastre, em Lisboa.
UMA DIVA DOS NOSSOS TEMPOS
Trailer de Streets of Fire (E. U. A., 1984), de Walter Hill, com a sensualíssima, rebelde e romântica Diane Lane, que representou para a nossa geração — neste e noutros filmes dos anos 80 — o que Natalie Wood foi para a dos nossos Pais.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Hi5 e mais filipados
Bemvindos!
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Fotografias Blog e Jantar 2006
domingo, 2 de dezembro de 2007
De Quem Por Cá Passou II: Ana Maria Caetano
Da única filha de Marcello Caetano, a “Primeira Dama” emprestada a um Estado Novo reformista, ficaram memórias gratas da passagem por este Liceu.
Completada a instrução primária, Ana Maria entrou para o Liceu Filipa de Lencastre, onde se relevou rebelde e mal comportada para os padrões rígidos da época. Estava constantemente a ser chamada à reitora, por sair da sala antes do toque da campainha e correr escadas abaixo, corredores fora, na ânsia de ser a primeira a chegar à sala de jogos e «ganhar» a mesa de pingue-pongue. A que chegasse primeiro era «dona» da mesa, obrigando as colegas a ficar em fila, à espera que ela se fartasse e as deixasse jogar. A sua companheira de tropelias era Isabel Barahona Fernandes, filha do psiquiatra com quem Marcello repartia a dúvida de saber qual das duas seria a pior. Um dia atiraram uma barata morta para dentro da sala de aulas, quando a professora ia a entrar, provocando o alarido que se pode imaginar.
Ana Maria ia muitas vezes brincar com Isabel para casa dos Barahona Fernandes. A casa era no Hospital Júlio de Matos, de que o psiquiatra era director, o que levava os irmãos, encarregados de a acompanhar à porta, a dizer no gozo que a iam levar ao tratamento. Era uma vivenda isolada, de dois pisos, situada no perímetro do hospital, longe das enfermarias, no rés-do-chão da qual habitava o pianista Vianna da Motta, sogro de Barahona Fernandes.
A agitação constante das duas raparigas não podia dar bom resultado: no 5º ano (actual 9º), Ana Maria chumbou a Ciências e, entre lágrimas e suspiros, pediu à mãe para deixar de ir ao liceu e passar a estudar em casa. Não fora a circunstância de ser rapariga e a brincadeira teria tido outras consequências. Marcello ainda ralhou, mas acabou por concordar, depois de negociar com a filha uma aposta pesada: 500 escudos para dispensar às orais do 7º ano (equivalente ao actual 11º e que na altura era o fim do ensino secundário). O estudo passou a ser orientado por uma professora multidisciplinar, assessorada por «mademoiselle» Roger - que ensinava francês, história e geografia - e uma preceptora inglesa. Ana Maria acabou por ganhar a aposta e perceber, pela primeira vez na vida, o que era isso de estudar.
In: Expresso Revista 23/6/2001.
sábado, 1 de dezembro de 2007
JANTAR DO BLOGUE (INSISTE...!)
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Letras pequeninas
(Nota: Peço desculpa à Isabel por lhe ter mudado o tamanho do asterisco).
terça-feira, 27 de novembro de 2007
De Quem Por Cá Passou I: Alice Vieira
Pela origem de Escola feminina, ninguém se admirará se predominarem as senhoras…
E hoje aqui deixo Alice Vieira, a autora de muitos dos contos com que nos acordaram a infância. São dela as memórias:
A minha infância, acho que só começou quando entrei no Liceu Filipa de Lencastre e pela primeira vez brinquei com gente da minha idade.
In: Antologia Diferente: De que são feitos os sonhos? Alice Vieira, Areal Editores, 1986, pág. 183
Nos tempos pré-históricos em que andei no Liceu Filipa de Lencastre, tive uma professora de Física, chamada Adelaide Graça, que nos tratava a todas por "monstros". "Ó meu monstro, então tu não vês que isso é um disparate?". "Anda cá, meu monstro, que fizeste um óptimo trabalho!"
“Às vezes levava o requinte ao ponto de nos dar leves palmadas nas mãos com o ponteiro. E o que nós gostávamos dela! E como aquele" monstro" nos aquecia o coração!
Quando lhe cabia a missão de vigiar exames ou de fazer orais, lá vinha o "monstro" para nos fazer sentir à vontade " Vá lá, meus monstros, que só têm mais um quarto de hora!", "Ó meu monstro, eu sei que tu sabes, ora pensa lá bem!".
E aquilo era o suficiente para nos tranquilizar. E o exame corria muito melhor.
In Jornal de Noticias, 27 de Maio de 2007 crónica de Alice Vieira
Os sete anos que passei no Liceu Filipa de Lencastre foram dos melhores da minha vida. Chegava a inventar aulas que não existiam só para poder ficar lá mais tempo.
In Autobiografia, Alice Vieira
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Um contributo/apresentação
sábado, 24 de novembro de 2007
A não perder
Quem já leu o livro, como o meu caso, foi interessantíssimo verificar a opinião de alguém que deve ser, em Portugal, quem melhor e mais profundamente sabe da história do final do Século XIX e princípio do Século XX.
Quem não leu o livro arranje o artigo e cole-o, agafe-o ou de algum modo anexe-o ao livro de modo a não perder uma excelente avaliação crítica do mesmo.
Já agora não gostei do livro, está longe do Equador, e, às vezes, é abusrdamente chato. Por outro lado há ali uma marialvismo de esquerda engraçadíssimo.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Jantar Filipa 2007
Esta é só para relembrar a alguns que são visitas mais recentes. São fotos de alguns que foram ao jantar feito no princípio deste ano.
I want you to want me
Aquilo durou o tempo suficiente até perceberem que a "festa" estava a durar há demasiado tempo e com mais intensidade que o previsto.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Olhó CARAMELO!
Eu já disse ao caramelo que se o "gajo" quizer que se chegue à frente, porque aqui a malta já não tem dentes para caramelos!
Meu caro Paulo, ou até mesmo caramelo, venha lá daí uma postazinha acompanhada com uma foto da altura para nós todos rebolarmos a rir de saudades!
"Olá,
Encontrei por acaso o vosso grupo de antigos alunos do Filipa de Lencastre nos anos em que lá estudei (de 77 a 82 creio eu).
Gostava que adicionassem o meu endereço de mail à vossa lista, para ser incluido no próximo jantar/encontro, que para mim será o primeiro.
Mais vale tarde que nunca.
Paulo
P.S. – Conhecido na altura como o “Caramelo”"
Ó meu amigo, na altura e agora!
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Finalmente!!!!
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
sábado, 17 de novembro de 2007
É BONITA A FESTA, PÁ!
terça-feira, 13 de novembro de 2007
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
domingo, 11 de novembro de 2007
Armando Rafael
sábado, 10 de novembro de 2007
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Seguindo o exemplo do Luís
CHAMA-SE O COMANDANTE FRANCISCO À TORRE DE CONTROLE
terça-feira, 6 de novembro de 2007
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Da net
Esta é uma piada que anda na NET. Ó Luís, Isabel e outros que andam lá fora a lutar p'la vida (como dizia a nossa Hermínia Silva), a Emel é a empresa municipal de Lisboa cujo principal trabalho é a recolha de receitas para redução do déficit nacional e municipal, paralelamente poderão, se as pessoas muito insistirem ajudar a coordenar o estacionamento. Mas neste último ponto não vale a pena pedir muito.
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
E o que nos diz o Borda d' Água?
E agora o que é absolutamente fundamental!
Pomares, estercá-los no crescente, podá-los no minguante, protegê-los das geadas. Plantar cerejeiras, pessegueiros , pereiras e macieiras, no crescente.
Plantar batata (nas zonas secas para colher no seco), alho, couve temprã, tremoço. Semear cereais, fava, ervilha, e em camas quentes alface, beterraba, cebola, nabiça, nabo, rabanete e tomate. Colher azeitona, beterraba. Arejar o fruteiro.
Na Horta semear agrião, alface, cenoura, couves, com excepção da couve-flor e bróculos.
No Jardim estercar covas para a plantação na Primavera de àrvores ou arbustos, e estacar as plantas contra o vento. Plantar bolbos de flores e roseiras. Podar roseiras.
O gado transita para o regime seco com feno, palha e grão." - Fim de citação
Agora meus queridos urbanos:
Para a próxima vêz que forem ao supermercado pensem aqui neste espaço e vão às secção de jardinagem, escolham um pacotinho de salsa, ou coentros, ou nabiças ou espinafres. Arranjem um vaso, ou um canteiro na varanda. Se tudo correr bem lá para o Natal vão ter umas muito agradáveis surpresas!
E...
Efemérides
Kiss - I Was Made For Loving You
Uma grande malha dos Kiss para todos voçês!
Ouvi esta música na rádio esta semana e em tempo me lembrei de a colocar aqui!
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Mais um "contribuinte"
Sê bem vindo Luís!
terça-feira, 30 de outubro de 2007
COISAS QUE NÓS OUVÍAMOS DELICIADOS (VÁ-SE LÁ SABER PORQUÊ) — I
«Waiting for a Girl Like You», Foreigner.
domingo, 28 de outubro de 2007
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Apesar dos pesares
domingo, 21 de outubro de 2007
Genesis-Abacab.
Um som fantástico, inigualável. Deixo esta para as filipadas e filipados que são, como eu, grandes fãs destes caramelos. Beijos e abraços.
Déficit a 3%
Noutro dia
sábado, 20 de outubro de 2007
Meus caros amigos
O horizonte inicial era 1977-1980, depois passou de 1977-1984. Por mim pode mesmo passar a simplesmente FilipaLencastre!
Beijos e abraçinhos a todos
Patti Smith's
A música que mais me marcou da Patti Smith. Saíu em 1978 no album Horses.
E um beijo de boas vindas à Diana
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
OBRIGADA PELO CONVITE
Patti Smith and her band 28 de Outubro – 22h00 (abertura de portas às 21h00) * -Coliseu dos Recreios
Preço Bilhetes:
1ª Plateia
30€
2ª Plateia
27,50€
Balcão (S/ Marcação )
25€
Camarotes de 1ª Frente (6 pessoas)
150€
Camarotes de 1ª Lado (5 pessoas)
125€
Camarotes de 2ª Frente (6 pessoas)
150€
Camarotes de 2ª Lado (5 pessoas)
125€
ver sala
JANTAR DO BLOGUE
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
The Police Live in Paris (I). Stade de France, 30.09
O Outono em Paris tem destas coisas...:D 80.000 pessoas, ambiente fabuloso!
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
FILIPADOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
terça-feira, 9 de outubro de 2007
ALAMEDA DIGITAL
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Petição contra a discriminação dos pais casados e viúvos em sede de IRS
O código do IRS prevê que todos os pais, à excepção dos casados ou viúvos, possam deduzir até 6.500 EUR por filho.
Esta situação de discriminação contra os pais casados ou viúvos já dura há imensos anos, tendo sido objecto de imensas reclamações, intervenções na comunicação social, etc, sem que tenha merecido por parte dos governantes a mínima atenção.
Isto está certo? Isto faz sentido?
Muitos casais têm, lógica e legitimamente, optado por não se casarem ou por se separarem a fim de não serem vítimas desta discriminação.
Num gesto de cidadania responsável, várias associações de família, entre as quais a APFN, optaram por levar à mudança da lei, uma vez que leis iníquas não contribuem para a dignificação do povo a que se destinam, pelo contrário.
Nesse sentido, está a decorrer na internet uma petição (http://www.forumdafamilia.com/peticao) para ser entregue ao Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, para acabarem com esta discriminação.
A fim de não prejudicar as finanças públicas, é sugerido que esta dedução passe a ser igual a metade do actual valor (ou seja, 3.250 EUR por filho) para todos os pais, independentemente do seu estado civil, uma vez que, infelizmente, hoje em dia o número de filhos de pais casados ou viúvos já é só metade do número total de jovens e crianças, ou seja, é igual ao número de filhos de pais com outro estado civil.
Assine e divulgue!
Qualquer pessoa pode assinar esta petição, desde que concorde com o seu conteúdo!
Não discriminamos ninguém, nem baseado no estado civil nem na idade!
Os seus filhos, mesmo menores, também podem e devem assinar. Eles são as principais vítimas desta lei!
6 de Outubro de 2007
Rua José Calheiros, 15
1400-229 LISBOA
direccao@apfn.com.pt
Tel: 217 552 603 / 917 219 197 / 919 259 666
domingo, 7 de outubro de 2007
Aniversário
...42 já cá cantam e ninguém mos tira...
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
domingo, 30 de setembro de 2007
sábado, 29 de setembro de 2007
Esc. Sec. Filipa de Lencastre
Encontrei no youtube este filme de campanha de Helena Roseta, mas no fundo acaba por reflectir o estado actual da nossa Escola/Liceu.
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Real Efeméride
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Faz anos
Efemérides
Praça Pasteur
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Isto anda uma canseira
domingo, 23 de setembro de 2007
Novamente o Borda d'Água
É, portanto o dia do Equinócio.
Fico tambvém a saber que é o dia da entrada do Sol no Signo Balança.
E finalmente, é o Dia do Mar.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
A ler
Prioridade passa pela protecção do montado
Centenas de perus passeiam ao ar livre, num enorme cercado. São de raça autóctone, em tempos aqui criada, e bicam o chão. Não tomam antibióticos para curar constipações e crescem naturalmente, sem químicos na alimentação. Na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, é tudo assim, biológico. E o cuidado na criação estende-se à transformação e à distribuição.
A aposta faz-se na diversificação e na excelência do produto. Mas aqui há outra prioridade essencial: proteger a biodiversidade. Há que atenuar os danos causados nas espécies e habitats, pois é nelas que assenta todo o negócio.
"Num mundo morto, não há negócio", afirma Alfredo Cunhal Sendim, gestor da propriedade, olhando à volta e enunciando as potencialidades do montado. "Os animais comem as plantas baixas, a árvore pode crescer, dá fruto, sombra e abrigo para outras espécies. E, se não fosse pela beleza e tranquilidade desta paisagem, ninguém gostava de vir para cá. É um habitat muito complexo e rico", afirma, explicando que nada é ao acaso e a gestão é complexa, cartografada e registada.
"Aqui, o montado parece abandonado porque os arbustos estão altos. Ali está mais limpo. Mas, neste lado, os animais podem esconder-se, comer. Ali há pouca matéria orgânica, pois é uma forma de parar as chamas em caso de fogo. Daqui a uns dias isto vai ser o reino dos porcos, que aqui vão ser libertados para comerem as bolotas." A estratégia da empresa Sousa Cunhal foca-se, acima de tudo, na regeneração do montado e na exploração máxima das suas potencialidades. "Sem este sistema de diversidade biológica, vivo e forte, não temos actividade económica.
"Desta herdade alentejana saem hortícolas, enchidos, vinho, cereais, azeite, perus, derivados de ovelhas e cabras. E muito mais. Aposta-se na caça, planifica-se a exploração turística e abre-se a porta a acções de formação e sensibilização. Proteger as espécies de fauna como o gato-bravo, de flora como a orquídea ou um habitat de excelência, como o montado, é mais do que uma preocupação ambiental, é uma imposição ética que resume a filosofia da empresa. A mesma preocupação está subjacente quando se prefere uma forma de sementeira que não revolve a terra e evita a libertação de carbono para a atmosfera, se escolhem raças autóctones ou se utiliza um sistema israelita que mistura os ingredientes que servem de alimento ao gado de forma eficiente. "Temos de encontrar formas de negócio compatíveis com a biodiversidade. Na nossa actuação, temos de pensar nas próximas gerações", diz.
Negócio e biodiversidade. É esta associação de ideias que está subjacente à estratégia da Herdade do Freixo do Meio e que vai ao encontro do conceito que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) quer fomentar. Por isso, foi assinado ontem um protocolo entre as duas entidades. O Freixo compromete-se a continuar a desenvolver a sua produção de forma biológica, promovendo a eficiência energética e a poupança dos recursos naturais. O Estado, através do ICNB, prestará auxílio técnico, por exemplo, na identificação de acções de gestão que possam constituir-se como medidas compensatórias da perda de biodiversidade.
Parabéns ao nosso estimado colega.
Nota: Também ficamos a saber de onde é que vamos mandar vir o porco para o assar ( isto se algum dia alguém se voltar a lembrar disso).
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
EFEMÉRIDES FILIPADAS: 1977 — 2007
Borda d'água
Tem todas as informações mais úteis que alguma vez poderíamos pensar necessitar. Vejam bem:
Hoje é feriado municipal em Ponte de Lima e em Vila do Bispo.
Hoje há feiras em Cabeceiras de Basto, em Elvas, em São Bartolomeu de Messines e em Silves.
Estamos a dois dias do Outono.
Durante o mês de Setembro o dia diminui em Lisboa 1 hora e 13 minutos e no Porto 1 hora e 18 minutos.
E agora o fundamental:
Vindimar! Estercar as terras e semear no minguante.
Ceifar o arroz. Colher amêndoa e azeitona
No crescente continuar a semear o centeio e a cevada, nas terras quentes, e plantar, com as primeiras chuvas os morangueiros, regando-os até pegarem!
Na Horta: semear ao ar livre e local definitivo acelga, agrião, alfaces, alho porro, cebola, cenoura, chicória, fava, feijão, nabo, rabanete, repolho, salsa, tomate.
colher feijões e cebolas maiores para sementes.
No jardim: ir preparando o composto e semear amores prefeitos, begónias, cravos, gipsófilas, margarias e as de florescimento primaverial.
Plantar bolbos: jacintos e túlipas.
Estou maravilhado. Adoro o Borda d'Água.
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Memorável
Efemérides
A 19 de Setembro de 1975 Pinheiro de Azevedo substitui Vasco Gonçalves no cargo de primeiro-ministro de Portugal.
Para os mais ousados
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
The Police ROXANNE 2007 Grammy Awards. BEST VIDEO QUALITY!
E em 2007
Para os meus amigos todos que vão curtir altamente
Roxanne/The Police
Não tenho bilhetes, tenho 3 filhos! Mas ouvir isto dá-me umas ganas ENORMES de poder lá estar!
terça-feira, 11 de setembro de 2007
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
POIS É
AS AMIZADES FILIPADAS SÃO PARA TODA A VIDA
sábado, 1 de setembro de 2007
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Já cansa!
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
E AGORA?...
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
domingo, 26 de agosto de 2007
POSTAL DE FÉRIAS
sábado, 25 de agosto de 2007
Visto dos céus
Um pouco de história
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Os Oculos Escuros do "Matrix"
domingo, 19 de agosto de 2007
Esta tem direitos de autor
Ontem, em Óbidos
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Ó Isabel e Marchante
Gostei da primeira parte, mas achei a parte que se passa em Portugal uma chachada em 3 actos! Piegas, piegas, piegas que até arrelia! Só não atirei com o livro para um canto, porque depois tinha que o ir apanhar!
Happy Birthday to You
terça-feira, 14 de agosto de 2007
No entanto...
Coisas sérias
Pessoa, à data da sua morte, no dia seguinte à sua frase "I know not what tomorrow will bring" escrita na cama do hospital, havia apenas publicado "A Mensagem" dentro de um concurso literário que lhe havia dado o segundo lugar.
Torga, nesta data, com apenas 28 anos, transporta já para o seu Diário, aquilo que outros, muito menores, se calhar sem escreverem diários, ou mesmo em diários, não têm agenda para ele. Torga deu a sua agenda a Pessoa.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Para o João Marchante
"Informe , sff, a senhora ministra que no dia 18 de Dezembro do próximo ano o Manoel de Oliveira faz 100 anos. Pode ser uma das poucas oportunidades em que se festeja o centenário do nascimento de um vivo. Eu sei que com este já vão ser 3 aniversários e que não há orçamento para tanto vestido novo. Mas se for por causa disso, a senhora sempre pode tingir um de outra cor."
Rui Gonçalves, na caixa de comentários.
O verão nem sempre é assim
A Senhora Ministra da Cultura, bem como o Senhor Secretário de Estado da Cultura não arranjaram "agenda" para um dia que acontece de cem em cem anos, um centenário. Dizem as más línguas que a razão se prende com a possibilidade de se poder confrontar com as pessoas da cultura de Coimbra bem como com Manuel Alegre.
Quem não merece nada disto é Portugal e Miguel Torga, imensamente maior que alguma vez alguém deste governo um dia será. Torga é "ouvir o marulho", sentir o "negrilho", sentir a rudeza da Trás os Montes, a raiva de ter estado nos 10 de Junho, é viver os diários, é tanto...
Não resisto à força do último verso do Diário que transcrevo:
Coimbra, 10 de Dezembro de 1993
Requiem por mimAproxima-se o fim.
E tenho pena de acabar assim,
Em vez de natureza consumada,
Ruína humana.
Inválido do corpo
E tolhido da Alma.
Morto em todos os orgãos e sentidos.
Longo foi o caminho e desmedidos
Os sonhos que nele tive.
Mas ninguém vive
Contra as leis do destino.
E o destino não quis
Que eu cumprisse como porfiei,
E caísse de pé, num desafio.
Rio feliz a ir de encontro ao mar
Desaguar,
E, em largo oceano, eternizar
O seu esplendor torrencial de rio.
Honre-se Portugal e a Língua Portuguesa!
domingo, 12 de agosto de 2007
Praia atlântica de Óbidos
São quilometros e quilometros de uma areal faluboso. Uma oferta da natureza à espera que seja desfrutada por quem assim o deseje. O ponto de rotação deste pequena amostra de filme é muito próximo da fronteira dos concelhos de Óbidos e Peniche, mas à beira-mar.
Foi uma caminhada fantástica.
Recomendo vivamente
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Requiem de Verdi em Óbidos
E vai haver mais.
La traviata e uma Gala. O nome é um pouco pomposo, mas cada um tem o que merece.
domingo, 5 de agosto de 2007
Ó pá, assinem!
Não vou opinar nada sobre o assunto, mas, e tão somente deixar aqui o link para quem assim o entender, assinar uma petição que mais não é que Uma Carta Aberta de apoio a Dalila Rodrigues .
http://www.petitiononline.com/Dalila/petition.html
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Entrei de férias hoje!
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
terça-feira, 31 de julho de 2007
segunda-feira, 30 de julho de 2007
domingo, 29 de julho de 2007
AGOSTO
Se calhar já não vai ser este ano...
Mas se puder escolher, quero ir-me embora em Agosto.
Não há outro como ele. Julho é como a preparação para o que se segue.
Setembro foi feito para percebermos que estamos quase em Outubro.
Agosto é único, enquanto que os outros se assemelham.
Não há nenhum como ele. Benvindo Agosto, passamos sempre muito para te ver chegar!
Ai que estou umas ganas!
Obras no Liceu
Mas quanto ao assunto eis as últimas:
De acordo com um assessor da Ministra da Educação, o Liceu vai ter obras de fundo em 2008/2009, pois que estão na segunda leva de edifícios escolares a serem objecto de intervenção em Lisboa. A primeira leva será feita neste ano de 2007/08.
Mais, o conselho executivo está absolutamente a par desta situação. Assim, acho que tem pouco sentido manter a petição. Mais uma vez recordo que tem mais sentido e é mais útil a constituição de uma Associação de Antigos Alunos (já existe um esboço de estatutos). A capacidade de intervenção é largamente superior à de petições.
Abraços a todos.
sábado, 28 de julho de 2007
La Haine
Britains Got Talent FINAL RESULTS SHOW Paul Potts The Winner
E a limpar o concurso!
Mais uma vez MIL OBRIGADOS DUARTE!
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Anos 80: nasce o verdadeiro Marketing
Como (infelizmente) a vida não é só cultura (...), parece-me positivo iniciar neste blog uma nova rúbrica, mais relacionada com negócios, para que recordemos a evolução que algumas empresas tiveram desde os "nossos" anos 80. Deixo para vós a interpretação dos resultados. O primeiro post refere-se a um tal de Steve, um tipo medianamente bem sucedido...o vídeo dá umas pistas. Espero que gostem.
terça-feira, 17 de julho de 2007
COMO É QUE É, PESSOAL?...
quarta-feira, 11 de julho de 2007
«T. P. C.»
terça-feira, 10 de julho de 2007
PERMANÊNCIA DOS HERÓIS
Heróis do Mar em 1983.
Colocado no You Tube pelo meu velho e bom amigo Zé Pinheiro.
quinta-feira, 5 de julho de 2007
...e as eleições intercalares chegaram ao Filipa...
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Outra Novidade
Apesar de ter entrado no Filipa de Lencastre em 83, em que muitas e muitos de vocês eram finalistas, e bom recordar a juventude, mas é com algum pesar que vejo as fotos de um Liceu que marcou a minha vida como a de muitos outros, ainda me lembro da Famosa XEPA a professora de matemática "a mais idosa do pais" ,era difícil não dar com ela, pois quando gritava todo o liceu a ouvia, e outras como as de português, e algumas mais novas que marcavam a diferença "pela positiva".
Desde já o meu obrigado pelas fotos que me fizeram recordar bons tempos, especialmente o 8º J, talvez a melhor turma que alguma vez tive.
Melhores cumprimentos
Rui Moura
Mais novidades
domingo, 1 de julho de 2007
O tempo
Já te aconteceu sentires-te culpado(a) ao olhares para as pessoas da tua idade e pensar "não posso estar assim tão velho/a!"? Então, vais gostar desta:
"Eu estava sentada na sala de espera, para a minha primeira consulta com um novo dentista, quando observei que o seu diploma estava pendurado na parede. Ao ler o nome, de repente, eu recordei-me de um moreno alto, que tinha esse mesmo nome. Era da minha turma de liceu , uns 40 anos atrás, e eu perguntava-me se poderia ser o mesmo rapaz por quem eu tinha me apaixonado à época?
Quando entrei no consultório, imediatamente afastei esse pensamento do meu espírito. Este homem grisalho, quase calvo, e o rosto marcado, profundamente enrugado, era demasiadamente velho para ter sido o meu amor secreto.
Depois de ele ter examinado o meu dente, perguntei-lhe se ele tinha sido do Liceu D. Filipa de Lencastre.
"Sim",respondeu-me.
"DE que ano?", perguntei.
"1970."
"Porquê?"
"Eh... bem... você era da minha turma ", exclamei. E então aquele velho horrível, anormal, cretino, filho de uma ...., perguntou-me:
"A Sra. era professora de quê?"