A professora que se apresenta é Maria Letícia Clemente da Silva, referida por ex-alunos na adesão à AAAFL. Não nos é referida a disciplina que lecionava, pelo que vamos registar, para já, pelo nome.
Fazendo uma pesquisa pela internet, de onde foram retiradas as imagens que se mostram, ficamos a saber que se casou em 22 de Junho de 1940 com o escritor e pintor Mário Dionísio. A pintura que se segue é de seu marido e data de 1942.
Esta professora era uma "rebelde", se assim o podemos qualificar, pois que esteve contra o regime da altura, tendo por isso sido expulsa em 1947, o que a fez processar o estado, o que provocou o seu reingresso em 1955/56.
Colaborou com o Jornal "A Capital" com pseudónimo e sobre assuntos relacionados com o ensino durante os anos de 1968 e 1969.
Esta mínima apresentação, procura ser uma porta que se abre.
5 comentários:
Francisco, que trabalheira!!! fabuloso!! Excelente trabalho!! Não posso dar grande contribuição porque não me lembro de nomes de professores :(((
Leccionava Língua Portuguesa
E era também professora de Latim. Fez parte do Conselho Nacional de Mulheres Portuguesas e da Associação Feminina Portuguesa para a Paz. Assinou as listas para a constituição do MUD (Movimento de Unidade Democrática em 1945). É autora de livros de estudo do ensino liceal. Nasceu em 1915 e morreu em 2010. Viveu sempre em Lisboa.
SOBRE MARIA LETÍCIA:
http://noticias.centromariodionisio.org/?p=2027
Esta Sra foi minha professora de Português, Extraordináriamente exigente, não admitia interrupções. Houve um teste que mais de metade da turma teve nota muito baixa a razar o 1 ou 2 numa escala de 20. Toda a turma se revoltou com as notas e para castigar tirou 2 valores, ou seja alguns de nós ficamos com nota abaixo de 0.
Enviar um comentário