Foram mais de 50 anos a "ler" Playboy made in everywhere but Portugal...
Quem nunca "leu" uma que atire o primeiro cocktail molotov!
Compravam-se - ou subtraiam-se para dentro do dossier de apontamentos do liceu - na tabacaria da Guerra Junqueiro, do Império ou numa esquina da Elias Garcia.
Depois apareceram (por cá) a Penthouse, a Elle... Entretanto, uma timida revista de que não lembro o nome ainda publicou no inicio de 90 umas fotos softcore da actriz Lidia Franco. Nada de mais, mas podia ter acontecido por esta altura o lançamento da primeira Playboy Portuguesa, no entanto ainda foi necessário esperar mais quase 20 anos!
Não entram neste post os clássicos Gina e Tania, nem tão pouco a Gaiola Aberta (!) nem o nº zero da revista que lançou Tomáz Taveira no estrelato! Essa é outra arte.
Só no século 21 é que se começaram a ver Portuguesas em poses sexy - ainda vestidas de cuecas e soutien - na FHM, Maxmen, GQ. Dramático? Não. Estava aberta a porta á Playboy made in Portugal. Bom ou mau? Não interessa.
O que interessa é que a Playboy está decadente em quase todo o mundo ocidental e virtualmente falida (they say...). Numa altura em que (finalmente) parece que o Hugh Heffner perdeu a tesão, o que é que acontece? Sai a Playboy na santa terrinha!
Antes do advento das tais FHM e Maxmen, um amigo meu - o JLMoita - dizia-me "...Luis, o gajo que em Portugal comece a por essas gajas bregas do musicol e do showbiz ou do so called "jet oito" nacional meias nuas em revistas com bom grafismo e dirigida a um target mais ou menos jovem e suburbano pode ganhar umas lecas..."
Dito e feito; as miudas até fazem fila para expor mensalmente as carnes a troco de alguns milhares de euros e a umas "presenças" garantidas em boites da provincia.
Agora, a parada subiu. A primeira a tirar o cuecame foi esta Mónica Sofia (prima da Claudia Vanessa Alexandra Claudia). Parece que ganhou 50.000 arames. Não é mau para quem não teve necesariamente de expor os lábios externos! Mas quem serão as próximas? E para quando nudez hardcore absolutamente explicita de mulheres que encontramos a jantar nos Restaurantes da moda?
Tenho para mim que vão voltar a ser as mesmas que já apareceram "vestidas" nas anteriormente referidas revistas, a fazer fila. Ao ritmo de 3 ou 4 vaquitas por mês que dão o salto da Damaia, Almada, Trofa ou Odivelas, lá as vamos vendo tornar-se em vedetas nacionais de telenovela, modelos, RP's ou amantes de alguem que sentiu uma reacção no seu amiguinho ao ver "a produção" ou o "book" da miuda!
Deixo aqui a capa histórica da primeira Playboy portuguesa. A gaja até é boa mas francamente, para nº 1 convenhamos que na capa está vestida de mais e o tipo que mexe no photoshop não trabalhou lá muito bem a coisa; a miuda tem barriga e parece que não tem as ancas bem delineadas, parecendo do tipo "rectilineo". Terei ficado mais exigente com a idade ou só "li" a Playboy por causa do artigo do Nuno Markl?!