quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Esplanada ao Sol - um blogue Filipado!


Sei que o objectivo deste blogue não será fazer publicidade de actividades profissionais, oportunidades de negócio, procuras de namorada, etc, por parte dos ex-Filipados. Mas neste caso peço-vos que abram uma excepção. É que tenho um blogue - Esplanada ao Sol - que gostava que visitassem. Já tem Link a outros blogues que costumo acompanhar, site meter (já ultrapassei, segundo números recentes, as 6 visitas), e muitas outras coisas. Não quis deixar de partilhar. Visitem-me (o endereço está mesmo aqui à direita ou siga o link no título deste post)!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ui que cena


Os donos filipados do sítio da loucura total

A casa que promete ir abaixo!

Noite de arromba

 Sexta-feira dia 13 de fevereiro a casa vai abaixo!

Uns filipados abriram um restaurante na Rua de Entrecampos n 12 B.
O Restaurante chama-se Domínio Público.
Tem só 30 lugares sentados.
Depois tem lotação para umas 100 pessoas.
Tem zona para fumadores.
Cada jantar custa 20 Euros.
Depois do jantar trás um amigo também.

Vai haver karaoke
Vai haver video clips dos anos 80.
Vai haver música.
Vai haver muita emoção, muita souvenir.

Já só há 20 vagas para o jantar.

deixem comentário, ou mandem mail para a caixa de correio da malta para podermos garantir as entradas na Grande Gala da casa virtual dos filipados.

A nossa Lisboa!!


Num dos posts de hoje li algo que me tocou. A propósito da luz de Lisboa e de me ter detido nas fotografias dos nosso velhos tempos de Filipa, lembrei-me de uma foto daquelas que faço por puro prazer nos tempos livres.


É uma foto feita no cimo de um prédio na zona da Graça, num momento que tem muito a ver do que sinto sobre Lisboa. A luz, o rio, as cores, os telhados... e algo que daqui a uns anos se calhar olharemos com alguma nostalgia, a presença de milhares de antenas de TV.


Devem datar da altura em que a taxa de TV era explícita e não era necessário estar mascarada na conta da Electricidade para que os pacóvios paguem sem argumentação possível.


Cumprimentos Filipados


Coisas muito giras

Se a Paris Hilton, nós Massamá Ibis

(Rádio Comercial, hoje de manhã) - As minhas desculpas a todos(as) massamanianos deste espaço, mas achei a piada muito engraçada.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

GETTING TOGETHER

Como talvez alguns de vocês saibam, eu trabalho em turismo numa das áreas mais interessantes, dinâmicas e essenciais para a economia do nosso país; o incoming. Ou seja, a "importação" de turistas para Portugal (em particular no segmento de grupos, incentivos e conferências), e aos quais permitimos o acesso a experiências ao nível do melhor que fazemos e temos para oferecer.

Vem isto a propósito de duas ou três coisas que se relacionam; a primeira tem a ver com o post do Luis Cabeçadas e da sua indignação em relação ao que se está a passar com o desparecimento do nosso "património" e claro, do meu comentário a esse post.

Continuei a pensar um bocadinho mais neste assunto - que é um problema com o qual me deparo diárimente - e decidi então partilhar com vocês a minha preocupação para que possam compreender quão abrangente ele é.

Uma das minhas funções - depois de construído e aprovados os traços gerais do programa - é receber em Lisboa os clientes corporate que vêm em "visita de inspecção". É inegável; russos, brasileiros, noruegueses, ingleses... todos adoram Lisboa! É bom. De facto são poucas as cidades capitais que reunem as caracteristicas da nossa seja em termos geográficos, climatéricos, históricos e até sociais. Gosto de lhe chamar (reunindo a margem sul, Sintra e Costa do Estoril), "a unique city resort".

E ainda por cima, inegávelmente, os portugueses recebem bem!

Para além destes aspectos, ficam positivamente surpreendidos com a qualidade das nossas estradas e a funcionalidade da via verde, com a integração do Parque das Nações na vida da cidade em apenas meia duzia de anos e de outras "coisas modernas" que encontram aqui e ali.
Jantar no Mosteiro dos Jerónimos

A existência de infraestruturas fantásticas para a realização dos seus eventos (Convento do Beato, Museu da Electricidade, Museu dos Coches, Palácios e outros venues de todos os tamanhos e feitios, Mosteiro dos Jerónimos - onde organizei um jantar para 1700 pessoas nos claustros, YES!), bem equipados Audiórios e Salas Multiusos, empresas de qualidade a operar em actividades outdoor, dos jeeps aos barcos á vela, empresas fornecedoras de equipamento audiovisual, bons artistas na animação, uma excelente oferta de restauração - a gastronomia e os vinhos ocupam claramente um lugar de destaque na memória de quem nos visita - um parque hoteleiro referencial na Europa e claro, a grande capacidade que empresas como aquela em trabalho têm para coordenar tudo isto e muito mais (!) fazem com que Lisboa se encontre a nível mundial no top 10 das principais organizadoras de eventos. Orgulhosos? Eu tambem!
Lisboa, uma luz única

Mas... voltemos ao inicio. A visita de inspecção! Ao "passear" pela cidade real é que as coisas mudam. Custou-me um dia ouvir um dinamarquês - em pleno Bairro Alto - dizer-me que Lisboa se parecia com Havana. Pela degradação fisica, claro. Custa-me de cada vez que entro na Brasileira, ouvir um austríaco (onde possívelmente existem os mais bem conservados "cafés") dizer que "...este desleixo nunca acontecería no meu país...", custa-me ouvir uma inglesa dizer que não compreende a falta de policiamento e a facilidade com que nós assumimos os grafittis terroristas por toda a cidade, custa-me ouvir um sueco perguntar-me onde é que nós compramos comida (ou discos!), ou qualquer outra coisa, se tirando algumas zonas tipo Chiado ou Avª da Liberdade ou uma ou outra rua sobrevivente (tipo Guerra Junqueiro) não se vê comércio mas sim bancos, bancos e mais bancos... No shopping, digo eu a um tipo que nunca se incomodou de toda a vida - mesmo com temperaturas negativas dias a fio - de ir comprar o pão á padaria da esquina. É claro que ele não compreende e isto não é desenvolvimento!

E os prédios sujos e a cair, tapados com outdoors gigantescos para disfarçar a podridão?
O que dizer a um brasileiro - quando me lembra a decisão da prefeitura de São Paulo em relação á publicidade - que esses prédios unicos e lindos (séc. XIX, art deco e alguns Prémio Valmor!) e que são uma parte fundamental e do nosso património estão só á espera de cair para depois se poder erguer um moderno prédio envidraçado? Cubro-me de vergonha é o que vos digo.

E a vergonha é tão maior quanto as dificuldades que o IPPAR e outros organismos que tutelam a "renovação" da cidade impõe aos empresários que se propõem transformar um velho edificio num Hotel por exemplo... São tantas as dificuldade, os entraves e a inflacção dos orçamentos que muitas vezes desistem e preferem esperar que em vez de voltar a colocar todas aquelas cantarias no lugar e devolver á cidade uma fachada (com um interior moderno) o prédio caia e depois se faça um novo! Já disse! (E nem sequer falei dos contentores eheheheheheh)

Ainda por tudo isto, recordo que está a decorrer a BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa.
A relação deste evento com tudo isto é o convivio!

TROUILLARD, Champagne by Stefano Saviotti

Ontem aconteceu mais uma champagne party organizada pelos meus amigos dos Hoteis Dom Pedro, no BBC. Mega sucesso! Para além dos momentos altos conseguidos em feiras internacionais, esta é uma das melhores oportunidades do ano de juntar o trade, um grupo homogéneo e perfeitamente identificado de centenas de profissionais de turismo que através da sua profissão - ao longo dos anos - se tornaram amigos. É curioso, de há quase 20 anos a esta parte, os meus melhores amigos são meus parceiros de negócio...

A festa continua hoje! Esta noite acontece o jantar anual dos antigos alunos de Gestão Hoteleira da Universidade Internacional. (O "nosso" DNA ainda por lá andou mas afastou-se para outros estudos! Não te resta nenhum bicho da hotelaria e turismo, Duarte?!). Todos os anos aparecem mais de 100. Mais um momento único de convivio e partilha de histórias que parecem tiradas de livros de BD!!! Termino com esta informação que tambem é uma pergunta:

Para quando o próximo jantar dos FILIPADOS? As fotos que vi aqui ao lado mostram que foram um sucesso! Tanto eu como outros Filipados que só entraram neste filme mais tarde gostavam de beber uns copos com vocês! Já que o "passeio de bike" não reuniu muitoas adeptos rsrsrsrs, para quando os copos meus amigos?!

Abraços,
Luis Moura

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

DOIS ANOS A SOLO

O Eternas Saudades do Futuro faz amanhã dois anos.
Quero deixar aqui beijos a todas as Filipadas e abraços a todos os Filipados, especialmente aos membros da equipa deste blogue colectivo — onde me estreei na blogosfera —, e sobretudo aos seus co-autores mais activos, com particular destaque para o seu timoneiro Francisco B T.
Bem-hajam.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BACK TO THE FUTURE

É verdade, 2009 está a bombar... Crise? Qual crise Francisco?!

Tambem eu encontrei aqui há uns tempos umas quantas fotos já com pouca cor e que reflectem bem o (grandioso) estilo da época. Acho que o Kurt Cobain e os seus amigos "grunge" se envergonhariam perante uma foto como esta, em que meia duzia de teenagers em meados de 80 já antecipavam algures em Lisboa, a moda que anos mais tarde sería descoberta em Seattle!


Crise


Toca a todos.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Álbum de recordações 3


uma vez que nas fotografias atrás não estava eu, por ora ser a "mãe" visitada, ora por ser a fotografa, não achei justo postar aqui a turma sem englobar a bloguista ....

Álbum de recordações 2




no mesmo albúm cá estava também "para mais tarde recordar" algumas fotografias do jantar de fim de ano lectivo.... não me lembro de todo qual o restaurante, mas que foi em Lisboa, tenho a certeza.... já não é mau de todo

Album de recordações


Hoje, neste dia cinzento dediquei-me a arrumar papéis... resultado encontrei umas fotografias de 1 ano bem marcante para mim 1985/86..... não, não julguem que foi por estar na altura a estudar no Filipa.... isso também deixou as suas marcas .... mas o mais marcante desse ano foi o nascimento da minha filha Joana....
e hoje fui justamente encontrar a turma do 11º D2, um grupo dos filipados que me foi visitar à maternidade... não resisti a não vir aqui postá-la

Viagem a Torremolinos e o ataque terrorista em Fuengirola!



Ainda sobre a viagem a Torremolinos relembro-me do ataque de que fomos alvo quando passavamos por Fuengirola perpetrado por um perigozissímo grupo terrorista local.
Na imagem imediatamente acima foi captado o momento em que um dos amigos "filipados" corria verdadeiro perigo de vida!
Ainda hoje, por vezes, encontro esse nosso querido amigo a correr pelas ruas de Lisboa... Infelizmente penso que nunca ultrapassou o choque.

sábado, 17 de janeiro de 2009

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ao rubro

O blogger diz-nos que só podemos ter 100 contribuidores e nós já temos 60 registados. A coisa está a complicar-se!

DESCOBRIMENTOS FILIPADOS

Temos correspondentes em Angola, no Brasil e em Macau. São os governadores-gerais do Império Ultramarino Filipado!

Deus m'acuda!

Este espaço está ao rubro!

Ameaçam com uma vetusta barbuda, uma bicicleta com um nome deveras curioso, segue um pelézinho, uma rua deserta, grafittis, uma robalo ao sol numa esplanada que fala de fellatios com uma anã cabo-verdeana!

2009 está a ser um ano muito complicado!

STATUS QUO (whatever you want live)

Have a nice Day, a nice Week-end, a nice evening out, please yourself but don't forget to satisfy those you Love. Take Care. Nice and Easy.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O seu a seu dono!


Na minha primeira intervenção no blog, em que assumi a identidade de Pelézinho, fiz referência ao jogo de futebol que houve no terraço do Liceu com alguns dos então jogadores do Benfica.

Depois disso fui ver algumas fotos colocadas pelo MXB no blog e vi que não estava nessas fotos.

Puxei o filme atrás e lembrei-me que, de facto, não participei no jogo.

Seja como for, tendo ou não participado, o momento foi suficientemente memorável para dele me lembrar... mesmo não tendo jogado!

Só mais uma coisa: prometo não voltar a usar a foto do "Pelézinho".

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cidade Fantasma...


No 13º dia do Ano, e este ano tem enorme importância, nem vos passa pela cabeça quanta, este, é o 14º Post a ser publicado. Se atendermos que este Blog tem cerca de 60 contribuidores, é um número fracote... Dos 14 Posts: 4 são do Francisco, 3 do Duarte (sim já falo de mim na terceira pessoa) e depois com 1 Post cada: a Carmo, o Diogo, o João, a Katiuska, o Luis, a Margarida e por fim o Paulo (por ordem alfabética claro). Embora lá pessoal.

Olá a todos!



Carissímos (as),


Soube, não há muito tempo, que existia um blog dos antigos alunos do Filipa de Lencastre. Fiz uma visita ao blog e aí reencontrei alguns amigos de então, uns mais chegados, outros menos. De quase todos guardo algumas lembranças bem felízes.



Cheguei ao Filipa em 1980, com 14 anos, tendo então entrado para o antigo (?) 8.º Ano. Por ter regressado do Brasil, onde cumpri um "exílio" de 5 anos, e por gostar muito de jogar futebol (e aparentemente ter algum jeito!), alguém se lembrou de me chamar pelézinho, alcunha que adoptei no presente blog.



No início, os jogos de futebol (um especialmente famoso em que jogámos contra alguns jogadores do Benfica que se deslocaram ao Filipa já não sei a que propósito) tinham lugar no campo que existia no terraço do liceu. Depois, lembro-me, de fazer muitos jogos no espaço existente à entrada do Filipa.



Muitos outros acontecimentos me vêm à cabeça como o campeonato de ténis a que o DNA fez já alusão (por falar nisso, tenho ideia de ter ganho um deles ou de pelo menos ter dado muita luta ao Duarte, na altura practicamente profissional da modalidade), muitas tardes e manhãs passados naqueles bancos à entrada do Liceu, jantares no Quebra Bilhas, viagem a Torre de Molinos, ida a Londres, idas à praia de S. João na Costa da Caparica, saídas à noite... muitas saídas à noite (os kms que andavamos a pé à noite...?!), serões em casa da Ana a ver filmes e mais filmes e a comer uns scones fantásticos, idas a Tróia, ao Baleal, a Sines, as guerras de ovos no carnaval, muitas paixões (na maioria das vezes desencontradas !!!), etc, etc..




Bem, mas o meu propósito ao vir a este blog, sendo sem dúvida o de recordar esse passado inesquecível (ou não tivessemos então 18 anos), é também o de poder partilhar com esta comunidade de "Filipados" alguns pensamentos sobre o presente e outros que perspectivem o futuro. Espero fazê-lo com alguma assiduidade.



A todos um abraço e até breve.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dona Adozindéria quer participar no Blog


Recebi na minha caixa de Email um pedido de participação no nosso Blog, desta interessante e interessada Senhora. Dona Adozindéria, Mãe de 16 Filhos, 6 Mulheres, 6 Homens e 4 Hibridos. Reside em Gruta do Pousio, e refere já por duas vezes ter passado no Liceu Dona Filipa. A primeira vez em 1981 para ordenar a um filho que descesse de uma arvore onde já estava há 3 dias, com o objectivo de impressionar uma Aluna. Curiosamente este quando ouviu os gritos Maternos desiquilibrou-se e caiu, sozinho. A segunda vez que foi ao Liceu passados 2 anos, aproximadamente, foi com 19 Amigas (fretaram um Autocarro) com o intuito de ela prôpria subir à arvore, o que acabou por não conseguir...
Pede-se portanto ao Administrador do Blog que esteja atento à sua Caixa de Email onde por certo irá chegar o pedido da Dona Adozindéria.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Mãos à Obra Pessoal!

Vamos embora minha gente. A ver se fazemos deste ano um periodo de maior dinamismo no "nosso" Blog. Proponho que as pessoas para poderem ter o seu nome como contribuidores que contribuam, minimamente, digo eu. Corro se calhar o risco de ser erradicado e acusado de estar a a convidar ao conflito, mas gostava imenso que houvesse um maior numero de participações!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ano Novo ... Recordações Novas

Espero que 2009 seja um Óptimo Ano para todos e que este Blog continue a ser um ponto de encontro e reencontro de muitos Filipados e de boas recordações.

Para mim, que o descobri já com quase 2 anos de existência, tem constituído uma verdadeira e saborosa “viagem” nostálgica aos três inesquecíveis anos em que andei no Filipa.

A TODOS UM BOM ANO NOVO

Esperando que tenham tido um Santo e Feliz Natal, terminadas ontem as Festas com o Dia da Epifania do Senhor e dos Reis Magos, venho desejar a todos os antigos e actuais alunos do D. Filipa de Lencastre e suas famílias: Bom Ano Novo!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Um grande ano de 2009

A todos e todas do Filipa de Lencastre, um grande abraço. E que 2o09 seja um grande ano, apesar da recessão em que acabámos de entrar.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

BLOG "BIKE FRIENDLY"

Estou a gostar de ver! Este já é um blog "bike friendly"!
E cá para mim, já faltou mais para se organizar uma equipa de BTT entre Filipados...!
Quantos são, hein?! Quantos são?!?!
Já estou mesmo a ver aqui publicado - com data marcada lá para o fim da primavera - um post com o título "1º PASSEIO FILIPADO DE BICICLETA"
Deixo aqui para os meus amigos, uma foto do meu filho Duarte, durante um passeio na semana passada em Monsanto:



sábado, 3 de janeiro de 2009

Surpressa


Percebi que o Pedro Mega tem uma bicicleta destas. E, ao que parece dá umas voltas muito divertidas com ela. Na lama, no chão, com pneu furado...

Boa Pedro! Força aí pá! Estou absolutamente rendido à evidência. 

Parabéns!

Desta vez é ao nosso correspondente do Brasiu. 

Luis uma abraço transatlântico.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mulheres Impossiveis

Como chove muito, apetece ficar a ver coisas parvas na internet. Assim tomem lá um filme divertido que, se calhar, até pode dizer qualquer coisa a alguém...

Espero que as mulheres que aqui passam aceitem o desafio e mostrem como este filme é injusto para elas, ou não.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bom Ano

Queridos Filipados,

Desejo a todos um grande ano de 2009!
Que este blog se mantenha assim e nos permita continuar a matar saudades do nosso velho Liceu.

Um grande beijo
Carmo

Parabéns!

Hoje, logo no primeiro dia do ano, faz anos a Sofia Amaral, e actualmente Menezes.

Desde os tempos do Filipa que posso dizer "o ano começa em BELEZA!" 

Parabéns Sofia.

aos filipados do tempo da máquina de escrever e aos do tempo dos computadores.... bom ano