sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Memórias de 1979,80...


O meu filho ajudou recentemente o liceu a organizar um campeonato de Voleibol para angariar fundos para o Habitat for Humanity-Youth Program, do qual é representante.

Na sequência de me convencerem a participar, andei para aqui a rebuscar coisas dos meus tempos de voleibol no Filipa, porque os putos não se acreditavam que esta “quarentona” foi uma vez uma “teenager” como eles. Já não ha respeito! :)

Bem, uma coisa puxa a outra, e acabei por desencantar algumas fotos mais antigas com uns cortes de cabelo à maneira. (ainda bem que não há fotos a corpo inteiro com aquelas calças apertadíssimas (e aliás, muito horríveis) que eu pensava que me ficavam a matar. Coisas da moda!


Belos tempos em que joguei pró Filipa. “Adorava” os treinos rigorosos que a professora Maria Adelaide Patricio nos dava quase todas as tardes no ginásio. Aquelas bolas medicinais que prendiamos entre os tornozelos e levantávamos até quase à cintura (enquanto suspensas pelas mãos nos espaldares de madeira) ainda hoje me dão pesadelos.

Ainda me recordo quando ela nos proporcionou um jogo amigável contra os meninos do Colegio Militar, onde o seu marido (se não me engano) era professor de educação fisica. Ricas memórias (não sei bem se do jogo ou daquelas estampas de rapazes que fizeram o deleite destas raparigas).

O que me resta, são umas mazelas nos pulsos e tornozelo direito, a lembrança de inúmeras nódoas negras nos joelhos, e as recordações de uma célebre viagem à Guarda para um campeonato emtre liceus de várias partes do país.

Ficámos o fim-de-semana numa estalagem de estudantes-eu, num quarto no terceiro andar com mais três ou quatro colegas e com uso de uma única casa de banho para a malta toda. E muita muita àgua fria, que a àgua quente não chegava nem ao terceiro andar nem pra todos nós.

Na última noite ninguém se deitou. Fizemos uma directa, arrancámos os tacos do soalho do corredor (a titulo de protesto contra a falta de àgua quente...e alias eles até já estavam um “bocadinho” levantados, claro!), e a caminho de Lisboa quem adormecesse era castigado com uma belíssima foto com a cara cheia de pasta dos dentes. Por acaso gostei daquele pequeno almoço.
Quem será que tem essas fotografias?



4 comentários:

LAS disse...

Agora sim, já sei quem é a Isabel! Isto uma fotografia resolve tudo...

Vekiki disse...

Eu Também! Que giro!!! Lembro-me tão bem de ti :)
ih ih ih

Anónimo disse...

Olá, eu também lá andei no voleibol da Prof. Adelaide Patrício durante 3 anos. Sou a Filipa Leite Viana e era da equipa das gémeas (a João e a Cristina) e da Ana Isabel Gaiaz. Tenho fotografias desse tempo, lembro-me também de ter ido à Guarda e do jogo com o colégio militar e o das meninas de Odivelas. Lembraste?

ika disse...

olá! eu jogo actualmente voleibol no Filipa..Ainda ontem a professora Adelaide disse-me que adorava entrar em contacto com a pessoa que escreve este blog..prometi que ia procurar e entrar em contacto...temos uma pagina no facebook e todas as pessoas que já jogaram voleibol no filipa são muito bem-vindas!assim ficam a par do que se anda a passar com o nosso clube!é so procurar no facebook:" filipa de lencastre voleibol" - pagina de fãs!..
bem,não sei exactamente porque é que a professora queria entrar em contacto,mas se adicionarem a pagina do facebook já era muito bom ;) ah!também temos um blog da equipa sénior onde os jogos estão todos actulizados ;)